ENCONTRO DE TURMAS

25.05.2015

Oficiais QOA/QOE celebram 30 anos com missa de agradecimento

Em 25 de abril do corrente ano, realizou-se na capela da Irmandade de Nossa Senhora das Dores, no Quartel General da Polícia Militar do Rio de Janeiro, uma missa em Ação de Graças pelos 30 anos de ascensão ao quadro de oficiais da turma QOA/QOE 12º e 31º de voluntários da Pátria do ano de 1935. A cerimônia foi conduzida pelo Bispo Auxiliar do Rio, Dom Roque Costa.

Um bom número de oficiais QOA/QOE compareceu à celebração, tais como: Sr.Agostinho Moreira da Silva e Senhora, Sr. Adolfo Cezário da Costa, Sr. Edyr Fitaroni Ferreira e Senhora, Sr. João Cezar Ferreira e Senhora e filha, Sr. Antônio Custodio Leal, Sr. Manuel Thiago Pereira e Senhora, Sr. Walneir de Andrade Barroso e Senhora, Sr. Walace Moreira de Souza, Senhora, Filha, dois Netos e Genro, Sr. Nilton Carvalho da Rocha e Senhora, Sr. Constantino George Zacharia, Sr. Hover Calheiros, Senhora e Netos.

Como convidados especiais, Sr. Abel Pinheiro e Senhora, Sr. Orlando Mendes, Filho, Lea Esposa do Capitão Rodrigues e Neto, a Senhora Enir Rodrigues e Srª Marília, representando a OMAE.

19.03.2015

Almoço comemorativo dos 46 anos da turma “É pra leão”

ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃOO DA TURMA TEN CARLOS FERREIRA FRANCISCO - "É PRA LEÃO” (CAD 1969 – ASP 1971) - PMEG

A tarde do dia 17 de março de 2015 ficará sempre em nossas lembranças, por duas razões: o  encontro  de  vários  colegas e   amigos  de  mais  de 46 anos de convívio no  seio  da  família  policial  militar  e  pelo carinho e  atenção  por parte  de todos  os integrantes  da  Associação  de Oficiais  Militares Estaduais - AME/RJ.

Foi um almoço festivo e alegre, onde fatos passados eram rememorados com intensa emoção, por aqueles então jovens idealistas que ingressaram na antiga Escola de Formação de Oficiais (ESFO), da saudosa Polícia Militar do Estado  da  Guanabara. 

Essa emoção foi muito aflorada devido ao recebimento no dia anterior do evento de um texto intitulado “A  ALEGRIA DE REENCONTRARMOS” de autoria do Cel PM Paulo  Afonso. 

Ao passarmos para a inatividade, a farda continua a ser a pele que reveste o nosso  corpo. Temos muito orgulho em pertencermos a uma Instituição bicentenária que teve importantes participações nos período colonial, monárquico e republicano.

Assinado: Integrantes da Turma

Sócios, faça como a turma “É pra leão”. Prestigie a AME/RJ e realize seu evento em grande estilo.

02.08

Almoço mensal de confraternização - Confraria Tiradentes

No passado dia 19 de julho, a Confraria Tiradentes realizou sua tradicional reunião-almoço na AME/RJ. O Presidente e Venerável Confrade Irmão, Coronel Dirceu Gonçalves de Lima, fez questão de agradecer a hospitalidade, a fraternidade e o carinho dispensados por todos da diretoria da AME/RJ, em especial, do Coronel Fernando Belo e Coronel José Maria de Oliveira.

Confira as fotos:

A Confraria Tiradentes também homenageou os aniversariantes do mês de julho, entre eles, o Dr. Rui Ferreira da Silva, que completou mais uma primavera no dia 19.

 

30.07

Chilenos da JMJ almoçam na AME/RJ


Na última quarta-feira, 24, a Associação teve a grande honra de receber a visita de jovens chilenos da Jornada Mundial da Juventude. Os peregrinos aproveitaram os intervalos na programação e colocaram o papo em dia, desfrutando de um delicioso almoço em um ambiente aconchegante e familiar.


Os chilenos agradeceram muito a acolhida do povo carioca

19.07

Presidente do Conselho Deliberativo comemorou seu aniversário com festa na AME/RJ


Cerca de 40 convidados, entre policiais militares dos antigos Estados do Rio e da Guanabara, da PMERJ e amigos de Niterói, prestigiaram a festa de aniversário do Coronel Laurílio

O Presidente do Conselho Deliberativo da AME/RJ, Coronel Laurílio José, comemorou mais uma primavera! Cerca de 40 convidados se reuniram na Associação, na sexta-feira passada, dia 12, para festejar seu 79º aniversário, apreciar um delicioso almoço regado a um bom papo e claro, finalizar com um bom pedaço de bolo. O Coronel ficou muito emocionado ao receber tantas homenagens e mensagens de carinho.

- Sempre fui afeito a datas comemorativas. São excelentes ocasiões para reunir a família e os amigos, jogar conversar fora e relembrar momentos bons. São datas especiais e devem ser celebradas sempre – disse o Coronel Laurílio.

O Coronel contou um segredo: seu aniversário ainda não aconteceu:

- Completo 79 anos no dia 28 de julho. Este ano resolvi fazer “três” aniversários: o primeiro na Associação, o segundo em Nova Friburgo e o último na minha casa, com a família. Fiz questão de iniciar as comemorações na AME/RJ, pois além de muito bem administrada, é digna de ser apresentada aos companheiros. Todos ficaram encantados pelo espaço, não sabiam que a Polícia Militar possuía uma entidade tão organizada e de alto nível – finalizou.

“Que os anos que se somam façam parte de uma infinita conta de novas
experiências para crescer e aprender a viver cada vez melhor. Que Deus
te abençoe e te proteja, dando-lhe saúde, paz e felicidade e que
derrame bençãos sem medidas sobre a sua vida hoje e sempre”!

Homenagem dos Diretores e Funcionários da Associação de Oficiais Militares Estaduais do Rio de Janeiro – AME/RJ ao nosso querido amigo Coronel PM Laurílio José da Silva.


O Coronel Fernando Belo proferiu algumas palavras de agradecimento em nome de todos os diretores e funcionários da AME/RJ


O Coronel Duque Estrada veio de Petrópolis especialmente abraçar o amigo


08.03

Oficiais PMs realizam almoço comemorativo na AME/RJ

Realizou-se na última segunda-feira (4), na AME/RJ, almoço de confraternização da turma Tenente- Coronel PM Carlos Francisco Ferreira “É Pra Leão” (1969 - 1971), que tem como um dos seus integrantes o Capitão Marcos Aurélio Ferreira de Souza, gerente da Associação.

Essa turma teve sempre um bom destaque no cenário Policial Militar, desde a época de Cadetes, ocupando algumas posições importantes no alto escalão da corporação, nas Secretarias de Estado e outras atividades civis.

O almoço transcorreu com muita alegria, muitas lembranças dos 44 anos de aniversário de incorporação e muitas novidades, tendo sido prestigiado pelo Presidente e Vice-Presidente Administrativo da AME/RJ Coronel Fernando Belo e Coronel José Maria de Oliveira, respectivamente, além do Coronel Moacyr dos Santos Pereira Júnior, ilustre convidado. 

29.01

Comemoração dos 45 anos de Aspirantado - Turma TEN CEL PM BANDEIRA DE MELLO



Os grandes momentos da vida devem ser eternizados. Em emocionante cerimônia realizada na Academia de Polícia Militar D. João VI, em 14 de dezembro passado, a Turma TEN CEL PM BANDEIRA DE MELLO comemorou 45 anos de Aspirantando (1967-2012). Na Turma figuram nomes ilustres como o VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO DA AME/RJ, CORONEL JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA, O VICE-PRESIDENTE DO TRT-RJ, DESEMBARGADOR CARLOS ALBERTO DE ARAÚJO DRUMOND, O PREFEITO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA JOSIAS QUINTAL E O ADVOGADO E PROFESSOR DE DIREITO CIVIL DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO, CORONEL ALEXANDRE MARTINS DE CASTRO, que gentilmente aceitou o convite para estar na AME/RJ, e compartilhar suas experiências vividas durante o período de realização do curso.
Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Cerimônia de Aspirantado
“14 de dezembro foi a data escolhida para comemorarmos a solenidade de Aspirantado. Tratava-se, pois, de 45 anos da Turma, e algo muito marcante e especial deveria ser feito. O local não poderia ser outro: Academia D. João VI, onde tudo começou. Ali guardamos com muita saudade todos os bons momentos vividos em quase três anos de amizade e companheirismo.  Naquela oportunidade foram homenageados alguns oficiais, viúvas e parentes dos falecidos e o Comandante da Academia, Coronel Ibis Pereira. Ao final da cerimônia, tive o privilégio de comandar o ‘ fora de forma’. Levantamos nossas mãos para o alto, em agradecimento a Deus pela vida e por ter permitido cumprir nossa jornada de forma vitoriosa.

Valor da amizade
“Tenho muito orgulho em dizer que faço parte de um grupo que, em sua maioria, mantém viva a amizade em meio à correria diária. Regularmente nos reunimos em restaurantes para almoços, também frequentamos o Riviera Country Club, enfim, todos os nossos encontros são sempre regados a muita alegria e diversão”.

Taberna da Titia
“Éramos 60 alunos, divididos em dois alojamentos. Imagina a dificuldade que era para 30 jovens cadetes habitarem, em tempo quase que integral, no mesmo espaço? A bagunça era tanta que um alojamento dava trote no outro! (risos). A nossa scuderie recebeu o nome carinhoso de Taberna da Titia”.

Guerra é Guerra
“Tivemos uma formação rigorosa e diferenciada. Deixa Comigo era o slogan que usávamos para superar as dificuldades e a pressão imposta pelos veteranos, que chegaram a ' declarar ‘guerra’ contra a Turma.

Escolha do nome
“O posto máximo da corporação na época era tenente-coronel. Queríamos que a Turma recebesse o nome de um policial militar. Pesquisamos e chegamos ao Bandeira de Mello”.

Importância histórica
“A Turma Bandeira de Mello tem uma importância história grandiosa. Foi a primeira que saiu como Escola de Formação de Oficiais (EsFO). Quando iniciamos na PMERJ, em 1965, éramos uma companhia do Centro de Instruções (CI) do 31º Voluntários (atual CFAP). Em junho de 1967 foi criado um decreto, transformando a Companhia em uma unidade com autonomia administrativa.

Evasão
“O curso deveria ser realizado em três anos, mas houve uma compressão do tempo para dois anos e três meses. Como a Lei Santiago Dantas dava aos militares o direito de optarem entre continuar no Rio de Janeiro ou irem para Brasília, muitos preferiram seguir carreira na Capital Federal”.

Reconhecimento merecido
“Sendo a Turma Bandeira de Mello a primeira formada na EsFO e, por sua importância  na história da Polícia Militar, é justo que seus integrantes sejam mais valorizados e reconhecidos. É um direito nosso! Lembro-me que os companheiros faziam questão de receber os comandantes gerais e os coronéis reformados. O culto aos antepassados é sempre muito emocionante, mas hoje não desempenha um papel significativo na corporação.


O Coronel Alexandre parabenizou a atual administração da AME/RJ pelo empenho e dedicação com os associados

O Presidente da AME-RJ, Coronel Fernando Belo, prestigiou o evento dos “companheiros”


Na oportunidade, o Comandante da APMDJVI, Coronel Íbis Pereira,
foi homenageado com a entrega de uma placa


O Vice-Presidente Administrativo da AME-RJ, Coronel José Maria (1º a dir)
faz parte da Turma “Ten Cel PM Bandeira de Mello”


Íntegra do discurso do Coronel Alexandre – Clique aqui

16.12.12

Confraternizações de fim de ano reúnem turmas na AME/RJ

Como é bom rever os amigos, saber como estão e se divertir como se estivesse em casa, com a sua própria família. As fotos abaixo mostram a mais recente reunião da ’Turma ‘VIP PM’, que mensalmente fazem da AME/RJ seu ponto de encontro para conversar, beber e relembrar os bons momentos vividos na caserna.


Quem também prestigiou a AME/RJ foram os oficiais da Turma “Ten Cel PM Bandeira de Mello”, que no último dia 14 comemorou 45 anos de Aspirantado (1967-2012) em belíssima cerimônia na Academia de Polícia Militar D. João VI.

A Diretoria da AME/RJ aproveita a oportunidade e convida todos os associados a prestigiarem a Associação, realizando seus eventos com todo conforto e elegância.

02.08.12

Em seu aniversário de 42 anos, Turma 'Ten Cel Jorge Martins’ rende homenagens ao presidente da AME/RJ

Na manhã do dia 31 de julho, oficiais da Polícia Militar reuniram-se na sede da AME/RJ, em evento comemorativo pelo transcurso do 42º aniversário da TurmaCoronel Jorge Martins, a qual o Coronel Fernando Belo é integrante.

Na ocasião, o Coronel Paulo Fontes  rendeu homenagens aos companheiros de farda (clique aqui para ler o discurso), em especialmente ao presidente da AME/RJ, destacando sua trajetória profissional na corporação e sua efetiva atuação frente a AME/RJ.

-A turma me deixou bastante emocionado e agradecido. Muito obrigado por tudo, pelo carinho, pela amizade, pela consideração. Vocês são meus irmãos! – disse o coronel Fernando Belo, visivelmente emocionado.

“Parabéns aos bravos homens da turma CORONEL PM JORGE MARTINS que combateram o bom combate, terminaram a sua jornada e não perderam a fé, constituindo-se em notáveis exemplos para os jovens Cadetes da Academia de Polícia Militar D. João VI”.

Clique aqui e veja mais fotos do evento

Almoço comemorativo aos 42 anos da Turma “É PRA LEÃO”

Realizou-se no dia 30 de novembro passado, na AME/RJ, o almoço de confraternização da Turma TEN CEL PM CARLOS FERREIRA “É PRA LEÃO” - 69/71. Parabéns pelos 42 anos de convivência salutar e amiga!

Cumprimentamos e agradecemos os companheiros por prestigiarem a nossa Casa, e desde já colocamo-nos à disposição de todos os interessados que queiram usufruir das nossas instalações, para realização de almoços, aniversários, reuniões e outros eventos.

Clique aqui e veja mais fotos do evento.

Almoço comemorativo aos 42 anos da turma Ten Cel PM Jorge Martins - 31.07.2012

Almoço comemorativo aos 42 anos da Turma “É PRA LEÃO” - 30.11.2011

Comemoração dos 40 anos da Turma TEN CEL PM JORGE MARTINS - 24.03.2011

Almoço mensal de Oficiais PMs/BMs e visita da CBPMERJ - 01.12.2010

Visita dos Sócios a Campos do Jordão/Convênio AOPM-SP - 07 a 11/06/10

Confraternização de funcionários da Embratel/Copa do Mundo 2010 - 25.06.2010

Almoço mensal - Aspirantes de 1969

Almoço mensal de oficiais PMs/BMs de várias turmas - 05.08.09